Os efeitos do estresse na saúde: muito além do que você imagina

EUMM_post_stress

O estresse, em momentos pontuais da nossa vida, é normal e pode até mesmo ser positivo porque coloca nosso corpo em um estado de atenção que nos permite reagir com mais rapidez, mais energia e foco. É uma tensão que nos prepara para a ação. No entanto, os casos de estresse crônico nos deixam em um estado de tensão permanente. Isto consome a nossa energia, desequilibra os hormônios e, como consequência, prejudica a nossa saúde. Uma pesquisa realizada pela ISMA-BR (International Stress Management Association) revelou que 69% dos participantes têm como sua maior fonte de estresse o trabalho. Nessa pesquisa, 89% dos entrevistados relataram ter sintomas físicos de estresse, como dores musculares e dor de cabeça, enquanto 72% relatam cansaço e 39% distúrbios do sono.

Mas os sintomas também atingem a saúde emocional: 86% sentem ansiedade, 81% angústia e 68% apresentam irritação.

Efeitos no corpo

O estresse aumenta os níveis do hormônio cortisol e, como consequência, afeta todo o nosso organismo. Mas algumas áreas são mais vulneráveis: Cérebro: recebe doses mais altas de substâncias químicas excitatórias. Assim a atividade cerebral aumenta e as pupilas se dilatam para melhorar a visão. No entanto, em grandes doses de estresse, a pressão arterial aumenta e pode ocorrer AVC e aneurismas. Coração: os batimentos cardíacos aumentam e a pressão arterial sobe. O estresse contínuo causa grandes descargas de adrenalina, que aumentam a coagulação do sangue e contraem os vasos cardíacos. Com isso, cresce a chance de um infarto. Aparelho gástrico: o estresse muda o nível de acidez do estômago. Em altas doses, isso significa azia, má digestão, gastrite e até a formação de úlcera. Boca: Uma pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) mostrou que pessoas estressadas têm mais chance de desenvolver doenças periodontais, que atingem os tecidos ao redor dos dentes, responsável por sua fixação. Essas doenças podem causar destruição do tecido ósseo e levar à perda dos dentes. Problemas de pele e queda de cabelo: erupções de pele como a acne ou eczema podem ser causadas pela tensão contínua; outras condições como a dermatite atópica ou a psoríase pioram com o estresse. Além disso, pode haver queda excessiva de cabelo, o que em alguns casos pode levar à calvície total.

Problemas de sono:

As situações estressantes nos impedem de dormir ou nos acordam no meio da noite. Os problemas de insônia causam um desgaste extra, pois o cansaço de uma noite mal dormida afeta o nosso desempenho durante o dia.

O que fazer?

É preciso, antes de tudo, procurar um médico para ter certeza que os sintomas acima estão sendo causados pelo estresse. Então é ele quem vai indicar o tratamento adequado. Mas existem medidas que podem ser tomadas para aliviar os sintomas:

Praticar qualquer esporte libera as tensões e as energias acumuladas. O simples fato de caminhar duas ou três vezes por semana já faz uma grande diferença. Uma dieta saudável e equilibrada ajuda a reduzir o estresse. Um corpo bem nutrido é um corpo saudável. A prática de atividades relaxantes como a ioga, a meditação ou técnicas de relaxamento é muito benéfica para reduzir o estresse.

Algumas substâncias naturais, com propriedades calmantes e relaxantes podem ser encontradas em chás, por exemplo. Elas auxiliam no reequilíbrio hormonal e proporcionam redução de quadros de ansiedade e insônia. Ação tranquilizante sem causar sono; Normaliza os níveis de cortisol; Diminui os efeitos causados pelo estresse; Previne o ganho de peso associado ao estresse; Melhora o humor; Aumenta o vigor; Diminui a fadiga; Estimula o desempenho físico na realização das atividades diárias; Outro recurso natural capaz de ajudar no controle dos níveis do hormônio cortisol é o ansiolítico Relora®.

Ele é eficiente no combate ao estresse, a ansiedade e a compulsão alimentar sem causar dependência ou sonolência.

Resultados do uso de Relora®:

Pinetonina®, um produto 100% natural que promove a serenidade e o equilíbrio das emoções, e promovendo um sono de qualidade. Pinetonina® é derivada de óleos essenciais encontrados em plantas com propriedades medicinais. A tecnologia encontrada na formulação foi desenvolvida de modo que ela seja administrada por via intra-nasal, em spray, combinada com soro fisiológico.

Onde encontrar os produtos?

Em farmácias de manipulação, ou seja, estabelecimentos que trabalham com fórmulas individualizadas. Mas antes procure seu médico e nutricionista, pergunte sobre as pesquisas que confirmam a eficácia do produto. Esses profissionais podem avaliar qual é a melhor combinação de substâncias adequadas ao seu perfil de saúde.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest