Alimentação saudável: por onde começar?

eumm_foto_post_alimentacao_saudavel

Para manter a saúde em dia, o ideal é priorizar uma rotina saudável com uma alimentação equilibrada, que vai ajudar as defesas do organismo, entre outros benefícios. Cuidados simples como evitar excessos e fazer refeições com grande variedade de alimentos já proporciona um ganho nutricional significativo. Quanto antes hábitos saudáveis forem colocados em prática, mais fácil será internalizá-los e passar a reproduzi-los sem esforço.

Comece com passos que sejam fáceis de adotar no dia a dia. Como hidratar-se com frequência, consumindo em torno de dois litros de água diariamente. Os especialistas também recomendam comer de três em três horas, o que evita a sensação de fome e acelera o metabolismo.

Vale ressaltar que o acompanhamento de um nutricionista é essencial. É esse profissional que saberá elaborar uma dieta específica para as suas necessidades, indicando inclusive, se necessário, suplementos que supram as carências específicas do seu organismo. Neste contexto, os medicamentos manipulados são a melhor opção. O mercado magistral tem uma vasta opção de suplementos, que serão especificamente combinados e dosados, de modo a atender tudo que a sua dieta venha a requerer.

Uma alimentação saudável deve ser composta por proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e minerais. Dê preferência a alimentos naturais e menos processados possível. Cuidado com os excessos, especialmente quando se trata do sal e do açúcar, vilões estreitamente relacionados a problemas cardiovasculares, hipertensão e diabetes. E para deixar a rotina de refeições mais prática e gostosa, procure receitas para facilitar o preparo e o consumo dos alimentos. Consuma até três porções de frutas diariamente, varie nos tipos de carne durante a semana. Para o lanche da tarde, opte por mix de castanhas, chocolate acima de 70% de cacau e troque a quantidade de bebidas açucaradas, como o refrigerante, por sucos, chás e, claro, muita água.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest