Antioxidantes: como estas substâncias protegem e corrigem os sinais do envelhecimento precoce da pele

Eumm_post_alimentacao

Antioxidantes: Como essas substâncias protegem e corrigem os sinais do envelhecimento precoce da pele

Os antioxidantes são substâncias que evitam a formação de radicais livres no organismo que favorecem o envelhecimento celular. Além disso, os antioxidantes combatem o envelhecimento precoce e ajudam a prevenir doenças. Além de minimizar rugas e flacidez, esses ativos também protegem dos agentes externos, como radiação solar, radiação infravermelha e poluição.

Os antioxidantes podem ser encontrados nos alimentos naturais, nos suplementos de vitaminas e minerais, e nos cremes anti-idade. No entanto, os suplementos de antioxidantes, assim como qualquer outra suplementação, devem ser aconselhados por um profissional de saúde qualificado, como o médico ou o nutricionista.

O que são radicais livres e quais são seus efeitos na pele?

A pele está continuamente exposta à ação dos radicais livres – moléculas instáveis que danificam a pele e promovem o envelhecimento precoce, que pode ser notado como flacidez, rugas, manchas e falta de uniformidade e tonicidade. A produção de radicais livres está associada a diversos fatores intrínsecos – respiração, estresse, prática de atividades físicas – e extrínsecos – ingestão de alimentos de má qualidade, exposição ao sol e à poluição.

Como os antioxidantes protegem a pele dos radicais livres?

Os antioxidantes aumentam a defesa do organismo contra os radicais livres, impedindo a sua formação, assim, evitam os danos provocados diariamente na pele. Para aproveitar os benefícios destes ativos, é possível obtê-los através da alimentação e com o uso tópico e oral de produtos recomendados por um dermatologista.

O uso tópico dessas substâncias deve vir associado à aplicação do filtro solar, a fim de potencializar a proteção contra a radiação UVA, UVB e infravermelha. Porém, é muito importante combinar o tratamento à alimentação e hábitos saudáveis.

Os antioxidantes também diminuem rugas e flacidez e uniformizam a tonalidade da pele, além de ajudar a reparar o colágeno, também estimulam a produção de novas fibras de sustentação, auxiliando na diminuição da flacidez e rugas. 

Outra ação importante dos antioxidantes é a capacidade de potencializar a proteção solar. O filtro solar não protege totalmente contra os danos causados pela radiação solar: mesmo com o protetor, 45% de danos oxidativos ainda são causados pela radiação UV. O uso diário de antioxidantes ajuda a diminuir o impacto da radiação solar na pele, protegendo contra os raios UV e infravermelhos. Dessa forma, é fundamental incluir um antioxidante em sua rotina de cuidados com a pele.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest