Decisão de 2019: se cuidar melhor, por dentro e por fora

Eumm_post_vivermelhor

Por Angelica Banhara
Jornalista, palestrante e consultora apaixonada por fitness e vida saudável. 

Cuidar melhor da saúde está na sua lista de decisões para o ano que se inicia? Faz sentido! A expectativa de vida está aumentando, mas não adianta viver mais se não puder aproveitar esse tempo com qualidade. E a hora de começar é agora, não importa a sua idade.

Quando se fala em longevidade, os especialistas são unânimes em recomendar a dupla atividade física e alimentação equilibrada. Complementam a lista do bem-estar: aprender a lidar com o estresse, ter um sono de qualidade, fazer exames periódicos e cultivar os relacionamentos pessoais.

Nas últimas décadas, a ciência e a medicina nos apresentaram um sem número de descobertas de ativos e substâncias que podem ser nossos aliados para ter uma vida mais saudável: os produtos manipulados. De antioxidantes para combater os radicais livres e desacelerar o envelhecimento das células e substâncias com efeito anti-inflamatório, que desintoxicam e equilibram o organismo, a probióticos para aumentar a imunidade e vitaminas e minerais para compensar o desgaste do nosso organismo no dia a dia.

Como adepta da medicina preventiva, aposto nos cuidados diários e acredito que uma atitude isoladamente não tem resultado tão bom quanto um combo boas escolhas. Além de colocar em práticas os itens acima – faço atividade física regularmente desde a adolescência e tenho uma alimentação bem saudável, com foco em grãos integrais, frutas, legumes e castanhas – complemento meus cuidados com suplementos e produtos manipulados, receitados pelo meu médico nutrólogo e por minha dermatologista.

O primeiro motivo que me leva a usar produtos manipulados é a prescrição individualizada, feita sob medida para as minhas necessidades. Dependendo do momento que estou vivendo, posso estar mais ou menos estressada, sofrendo ou não os efeitos de oscilações hormonais, absorvendo melhor ou pior os nutrientes da minha alimentação. São diferentes demandas em diferentes momentos. Ao prescrever uma fórmula, meu médico pode associar duas ou mais substâncias, me poupando de engolir uma dezena de cápsulas. Isso também evita desperdícios, já que tudo é produzido na quantidade exata recomendada.s

Houve vezes em que a substância indicada pelo médico não estava disponível nas drogarias na dosagem que eu deveria tomar: questão resolvida na farmácia de manipulação. 

Para uma leitora de rótulos como eu, é uma vantagem a possibilidade de mandar formular um produto sem substâncias como açúcar, conservantes e estabilizantes, normalmente presentes nas fórmulas padronizadas dos industrializados.

As várias formas de apresentação dos produtos também facilitam a vida da gente e atendem melhor necessidades específicas. No caso dos produtos cosmecêuticos receitados por minha dermatologista, por exemplo: no verão, prefiro usá-los no formato de sérum, no inverno, como creme ou loção. Sempre que possível, em embalagem pump.

Aliás, a saúde da pele é um ótimo exemplo de como podemos aliar atitudes e cuidados pessoais com ciência e tecnologia.

Sou ruiva, tenho pele clara e com sardas. Mas adoro atividades ao ar livre. Para me proteger dos raios do sol e aproveitar apenas o lado bom do verão, adoto cuidados especiais nessa época do ano.

1 – Tomo cápsulas manipuladas de protetor solar oral.

2 – Uso filtro solar com cor, FPS 50 ou mais no rosto e colo e 30 no corpo. Estou sempre de chapéu ou boné e óculos escuros.

3 – A hidratação da pele a protege dos danos causados pelo sol e pela luz visível. Uma pele bem cuidada e hidratada é menos vulnerável a manchas e ao envelhecimento precoce. Então, redobro os cuidados no verão. Uso sérum no rosto e loção hidratante no corpo, formuladas com ativos antioxidantes e nutritivos.
4 – A hidratação da pele e a prevenção e tratamento das manchas também acontecem de dentro para fora. Além de beber pelo menos oito copos de água por dia, tomo um suplemento alimentar personalizado que inclui na fórmula substâncias para auxiliar na formação de colágeno, no tônus muscular, no combate ao envelhecimento precoce e na nutrição celular.

E você: já parou para pensar nas escolhas que faz para viver mais e melhor?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest