Prevenção do Câncer de Mama

EUMM_post_cancer-mama

Não há dúvidas de que o câncer é a doença do milênio. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), a cada ano, 12,7 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com câncer e 7,6 milhões de pessoas morrem vítimas dessa doença. Se nada for feito, até 2030 haverá 26 milhões de novos casos e 17 milhões de mortes por ano, sendo que a maior parte ocorrerá nos países em desenvolvimento. A prevenção e o controle dessa doença no Brasil representa, atualmente, um dos grandes desafios que a saúde pública enfrenta. Estima-se que, para o biênio 2018-2019, o Brasil tenha a ocorrência de 600 mil novos casos de câncer para cada ano, estimativas que refletem o perfil de um país que possui os cânceres de próstata, pulmão, mama e cólon/reto entre os mais incidentes, sendo que os cânceres de próstata (68 mil) e mama (60 mil) serão os mais frequentes.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha mundial, realizada anualmente, que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando assim as chances de cura e reduzindo a mortalidade. A campanha é simbolizada pelo laço cor-de-rosa. Em termos globais, o câncer de mama constitui-se o mais frequente e comum tumor maligno entre as mulheres e, embora tenha uma taxa de mortalidade maior do que qualquer outro câncer, ele tem letalidade relativamente baixa, dado que a taxa de mortalidade é menor que um terço da taxa de incidência. Muitos fatores estão envolvidos na etiologia do câncer de mama: idade da primeira menstruação menor do que 12 anos; menopausa após os 55 anos; mulheres que nunca engravidaram ou primeira gravidez após os 30 anos, uso de alguns anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal na menopausa; exposição à radiação ionizante; consumo de bebidas alcoólicas, dietas hipercalóricas, sedentarismo; predisposição genética.

Durante a campanha, diversas instituições públicas e privadas, disponibilizam exames gratuitos ou com preço reduzido, a fim de encorajar as mulheres a realizar os exames e tratar qualquer problema encontrado precocemente, visto que nos estágios iniciais, o câncer de mama é assintomático e responde muito melhor aos tratamentos.</p> <p>O Outubro Rosa surgiu à partir de um evento chamado “Corrida pela Cura” em 1990, na cidade de Nova Iorque, realizado pela Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Desde então, a instituição continuou promovendo corridas anuais em prol da luta contra o câncer de mama em diversos estados dos EUA e, à medida que foi crescendo, o mês de outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional no país, até que se espalhou para o resto do mundo. No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa que se tem conhecimento aconteceu em 2002, em São Paulo/SP, quando o parque Ibirapuera foi iluminado de rosa.

Na maioria das vezes, o câncer pode ser detectado em suas fases iniciais através de exames como a mamografia, ou mesmo através do autoexame. O câncer de mama pode ser identificado já nas fases iniciais. Por isso, faça o autoexame regularmente e fique atenta às alterações suspeitas.

Faça exames de mama periódicos. Para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest