Novembro Azul: o câncer que mais acomete homens no Brasil

EUMM_post_novembro-azul

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, em novembro é a vez dos homens. O câncer de próstata é o que mais acomete os homens no Brasil. Porém, se descoberto no início, as chances de cura são de 90%. Entre os fatores de risco para o câncer de próstata estão: o avanço da idade e o histórico familiar.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
• dor óssea
• dores ao urinar
• vontade de urinar com frequência
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen

Durante o mês de novembro, diversas instituições oferecem exames gratuitos ou com descontos, a fim de conscientizar a respeito do diagnóstico precoce. O Novembro Azul também veio com a ideia de quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque.

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

Previna-se! O exame e diagnóstico precoce podem salvar a sua vida.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest