Intestino saudável é antídoto contra a depressão

imagem_maior_blog_EUMM_dezembro

A importância do nosso intestino vai muito além de processar alimentos. Esse órgão diz muito sobre você e influencia o que você pensa e sente. Seus quase 9 metros de comprimento produzem e abrigam cerca de 500 milhões de neurônios e trilhões de bactérias. O papel dessas bactérias e células nervosas não está restrito ao intestino: elas também influenciam nossa função cerebral. Essa “conversa” acontece por meio do nervo vago, que passa pelo tórax e liga o sistema gastrointestinal à cabeça.

Os neurônios intestinais são responsáveis pela produção de 90% de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, além de outros 30 neurotransmissores — mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios e outras células do organismo.

O intestino produz também 80% do potencial de imunidade do corpo humano, formando o nosso sistema de defesa contra as doenças.

O conjunto enorme de células bacterianas que vivem no nosso organismo é chamado de microbiota — e vem sendo considerado nosso “segundo genoma” pela sua importância para a saúde. Estudos realizados pelo mundo todo apontam que pode residir aí diagnósticos, doenças, curas e tratamentos. Por essas e outras razões, o intestino é considerado o nosso “segundo cérebro”.

Intestino x depressão

O estresse físico e mental, a alimentação desbalanceada e hábitos pouco saudáveis impactam nos micro-organismos do aparelho digestivo. Nesse contexto, a microbiota pode se modificar e deixar de oferecer benefícios, tendo reflexo inclusive na saúde mental.

Estudos recentes sugerem que doenças psiquiátricas como a depressão podem ser tratadas com a regulação da microbiota intestinal.

Mas como cuidar bem do nosso intestino?

Várias medidas simples adotadas no nosso dia a dia podem contribuir para um intestino saudável. Confira.

1 – Coma mais frutas, legumes e grãos integrais, ricos em fibras.

2 – Mastigue bem. A digestão começa na boca e uma boa digestão facilita a absorção dos nutrientes pelo intestino.

3 – Beba muita água: cerca de 8 copos por dia.

4 – Coma porções menores (pare quando estiver 80% satisfeito).

5 – Evite frituras e gordura animal. A gordura dificulta a digestão, atrapalha a absorção de alimentos e inflama o organismo. 

6 – Evite carne vermelha e reduza o consumo de leite e derivados.
7 – Inclua alimentos fermentados no cardápio:  missô (pasta de soja), picles (pepino fermentado), kimchi (acelga fermentada no estilo coreano), chucrute (repolho fermentado), kefir e kombucha (bebidas fermentadas).

8 – Mexa-se! A atividade física ajuda o sistema digestório e estimula o intestino a funcionar regularmente.

Existem produtos disponíveis em farmácias de manipulação com ativos naturais que ajudam a equilibrar a microbiota e regularizar o funcionamento do intestino, beneficiando a saúde física e mental. Converse com o seu médico ou nutricionista!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest