4 formas em que o sono afeta seu humor

EUMM_post_sono

Uma noite mal dormida pode estragar o nosso dia, não é mesmo? Mas, se esses sintomas estão frequentes, pode ser porque o seu sono não é reparador o suficiente e é hora de investigar a causa.

Como diferenciar as variações normais do sono dos problemas de insônia.

O número de horas de sono que cada um precisa é bastante variável. Talvez para alguém não sejam necessárias mais do que 5 horas de sono diário, e outras pessoas precisem de 10 para se sentirem descansadas.

As consequências de não ter um sono reparador

Irritabilidade. Esta é uma das consequências mais notáveis da falta de sono. Quando não dormimos o suficiente nos sentimos tão sobrecarregados que tudo parece enervante e insuportável. Portanto, terminamos manifestando comportamentos agressivos com tudo que nos rodeia, inclusive com nós mesmos. Grande parte do que acontece ao redor incomoda, e até o menor detalhe irrita em excesso.

Fadiga e estado de ânimo depressivo. A ausência de sono reparador tem consequências ruins para o nosso estado de ânimo. Portanto, a fadiga e a falta de descanso mental fazem que nos sintamos profundamente tristes e incapazes de realizar as nossas tarefas. Isto faz com que percamos a alegria e a vontade de viver, esgotando a nossa autoestima e o nosso desejo por novos projetos.

Instabilidade emocional. Como já dissemos, a falta de sono dificulta o controle das nossas emoções, pensamentos e comportamentos. Neste sentido, a instabilidade emocional nos impede de enfrentar as nossas emoções e, como consequência, nos sentimos em uma espécie de montanha russa.

Falta de agilidade mental. A atenção e a concentração diminuem demasiadamente. Quando estamos cansados não somos capazes de nos concentrar em nada, nem de pensar com clareza. Isto nos faz sentir profundamente atordoados e incapazes de realizar tarefas por falta de lucidez.

Aprenda a otimizar a sua forma de dormir

Conhecer as necessidades do nosso corpo e da nossa mente é indispensável para nos proporcionar um bom descanso. Reavalie como estão seus hábitos antes de se deitar. Algumas dicas:

Não tomar cafeína pelo menos 6 horas antes de se deitar.
Não fumar, nem beber álcool, no mínimo de 2 a 3 horas antes de dormir.
Não realizar exercício físico em excesso antes de deitar.
Não ingerir grandes quantidades de alimentos e/ ou líquidos antes de ir para a cama.
Não comer se acordar durante a noite.
Manter uma temperatura agradável e reduzir a luminosidade e os barulhos no quarto onde você irá dormir.

Se apesar de controlar todas estas variáveis a dificuldade para dormir persistir, você deverá consultar um especialista em sono para te ajudar. Existem soluções manipuladas voltadas para este problema. Converse com seu médico!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest