Uma noite mal dormida pode estragar o nosso dia, não é mesmo? Mas, se esses sintomas estão frequentes, pode ser porque o seu sono não é reparador o suficiente e é hora de investigar a causa.
Como diferenciar as variações normais do sono dos problemas de insônia.
O número de horas de sono que cada um precisa é bastante variável. Talvez para alguém não sejam necessárias mais do que 5 horas de sono diário, e outras pessoas precisem de 10 para se sentirem descansadas.
As consequências de não ter um sono reparador
Irritabilidade. Esta é uma das consequências mais notáveis da falta de sono. Quando não dormimos o suficiente nos sentimos tão sobrecarregados que tudo parece enervante e insuportável. Portanto, terminamos manifestando comportamentos agressivos com tudo que nos rodeia, inclusive com nós mesmos. Grande parte do que acontece ao redor incomoda, e até o menor detalhe irrita em excesso.
Fadiga e estado de ânimo depressivo. A ausência de sono reparador tem consequências ruins para o nosso estado de ânimo. Portanto, a fadiga e a falta de descanso mental fazem que nos sintamos profundamente tristes e incapazes de realizar as nossas tarefas. Isto faz com que percamos a alegria e a vontade de viver, esgotando a nossa autoestima e o nosso desejo por novos projetos.
Instabilidade emocional. Como já dissemos, a falta de sono dificulta o controle das nossas emoções, pensamentos e comportamentos. Neste sentido, a instabilidade emocional nos impede de enfrentar as nossas emoções e, como consequência, nos sentimos em uma espécie de montanha russa.
Falta de agilidade mental. A atenção e a concentração diminuem demasiadamente. Quando estamos cansados não somos capazes de nos concentrar em nada, nem de pensar com clareza. Isto nos faz sentir profundamente atordoados e incapazes de realizar tarefas por falta de lucidez.
Aprenda a otimizar a sua forma de dormir
Conhecer as necessidades do nosso corpo e da nossa mente é indispensável para nos proporcionar um bom descanso. Reavalie como estão seus hábitos antes de se deitar. Algumas dicas:
Não tomar cafeína pelo menos 6 horas antes de se deitar.
Não fumar, nem beber álcool, no mínimo de 2 a 3 horas antes de dormir.
Não realizar exercício físico em excesso antes de deitar.
Não ingerir grandes quantidades de alimentos e/ ou líquidos antes de ir para a cama.
Não comer se acordar durante a noite.
Manter uma temperatura agradável e reduzir a luminosidade e os barulhos no quarto onde você irá dormir.
Se apesar de controlar todas estas variáveis a dificuldade para dormir persistir, você deverá consultar um especialista em sono para te ajudar. Existem soluções manipuladas voltadas para este problema. Converse com seu médico!