Motivos que vão te fazer repensar sobre como cuidamos da saúde digestiva

EUMM_post_estomago_gastrico

Remédios para má digestão ou digestão lenta existem muitos, mas a maioria trata apenas dos sintomas e não da causa do problema. Atualmente, sabe-se que o intestino é um órgão capaz de influenciar todo o organismo e tem grande importância na saúde como um todo. Um dos fatores que mais chamam a atenção dos especialistas é que o intestino possui milhões de neurônios, capazes de se conectar com o cérebro. Portanto, a saúde digestiva afeta não somente a sua nutrição, mas também influencia nas emoções e no comportamento. O órgão é dividido em dois e ambos possuem três subdivisões. O primeiro é o intestino delgado, que, por sua vez, é dividido em duodeno, jejuno e íleo. Ele é responsável por absorver boa parte dos nutrientes. Já o segundo é o intestino grosso, que é separado em ceco, cólon e reto, e se encarrega de absorver água, bem como nutrientes que o intestino delgado não assimilou. Vejamos alguns motivos que tornam esse sistema tão relevante.

Absorção adequada de nutrientes

Se algo não vai bem e alguma parte do sistema falha, certamente a sua saúde será comprometida. Para manter tudo funcionando, a dica é cuidar da alimentação. Não há como escapar do nutricionista, pois é ele quem vai te ajudar a ajustar corretamente as suas necessidades nutricionais. Claro que beber bastante água e não se esquecer de consumir fibras é sempre interessante. Assim, você contribui para manter as bactérias do seu intestino em equilíbrio.

Prevenção de doenças gastrointestinais e de fundo emocional

Os neurônios presentes no intestino se comunicam com o cérebro por meio do nervo vago. Essa troca de informações é responsável pelos sentimentos de ansiedade e medo, que geram dor no estômago e sensação de frio na barriga, por exemplo. Outras doenças gastrointestinais também podem implicar em nervosismo, falta de concentração e até mesmo depressão.

Contribuição para o sistema imunológico

As bactérias presentes no intestino desempenham um papel importante para o sistema imunológico. A microbiota, como é chamado esse conjunto de bactérias, colabora com a digestão dos alimentos e também nos protege de infecções. Manter a flora intestinal equilibrada para garantir o bom funcionamento do organismo é possível. Já existe no mercado brasileiro uma tecnologia italiana voltada para isso. Trata-se de um ativo natural, que pode ser manipulado, com ação comprovada para a redução de gases intestinais, náuseas, refluxo e constipação intestinal, além de auxiliar no controle da disbiose e da síndrome do intestino irritável. As aplicações são muitas, pois ele não é apenas um medicamento para digestão. Para conhecer todas, converse com o seu médico.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest