Doenças causadas pelo mau funcionamento do intestino

EUMM_post_intestino_preso_cuidados

Para algumas pessoas falar sobre o funcionamento do intestino é um tabu. O constrangimento existe até mesmo quando o assunto é tratado com profissionais da área da saúde, como médicos e nutricionistas. Mas é preciso ficar atento aos sinais que o nosso corpo nos dá e deixar a timidez de lado para procurar um profissional caso seja necessário.

Desconfortos como gases, inchaço abdominal, diarreia ou constipação intestinal não são normais. Esses e muitos outros sintomas podem estar relacionados com doenças do próprio trato gastrointestinal, e ainda serem a origem de patologias, como depressão e fadiga.

O intestino possui uma população de bactérias que, de forma resumida, podemos definir como bactérias benéficas ou patogênicas para nós hospedeiros. Quando há um desequilíbrio entre os dois tipos de bactérias, diz-se que há uma disbiose. Este quadro de disbiose leva ao aparecimento de sintomas como gases, inchaço, eructação (arroto), náuseas, diarreia e/ou constipação. Estes sintomas são bastante comuns na população em geral, mas por estarem tão presentes no dia-a-dia das pessoas, nem todos encaram esses sintomas como sendo um sinal do organismo de que algo não vai bem. Essa disbiose, ocorre a nível local, ou seja, numa porção do intestino chamada cólon. Porém, quando não tratada, ela começa a se refletir em outros órgãos, ocasionado menor absorção de nutrientes no intestino delgado, menor secreção de ácido clorídrico no estômago levando a uma gastrite, piorando quadros inflamatórios de uma forma geral, e até mesmo contribuindo para o aparecimento de quadros depressivos e de fadiga.

O mau funcionamento intestinal pode ocasionar outras complicações, como a Síndrome do Intestino Irritável (SII), caracterizada por alterações no padrão de evacuação (constipação e/ou diarreia) somada a dores abdominais; e as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), como a doença de Chron e a retocolite ulcerativa, que têm como sintomas a diarreia persistente com presença de sangue e febre. O fator psicológico é de extrema importância nessas desordens, pois o intestino e o cérebro estão diretamente ligados através do nervo vago. Desta forma, qualquer alteração psicológica e emocional pode afetar o funcionamento intestinal, assim como o contrário, isso significa que o funcionamento do nosso intestino pode causar alterações psicológicas e de estado de humor. O tratamento dessas desordens relacionadas ao intestino ocorre através de mudanças no estilo de vida com a adoção de hábitos saudáveis, como uma boa alimentação, não fumar, não ingerir bebida alcoólica, praticar atividade física regularmente e buscar uma forma de alívio do estresse. Em alguns casos, também é necessário o uso de medicamentos. As alternativas naturais também têm ganhado cada vez mais espaço, pois são bastante eficazes sem ocasionar efeitos colaterais.

BIOintestil® é um produto natural que promove a manutenção da saúde gastrointestinal através de sua ação no equilíbrio da microbiota intestinal, com efeito anti-inflamatório local no cólon e proporciona alívios de sintomas como gases, inchaços, dores abdominais, náuseas e regula o trânsito intestinal. Como podemos ver, quando não tratadas as doenças intestinais têm um impacto negativo na qualidade de vida, portanto, qualquer sinal de alteração no padrão de evacuação (que deve ser diário) e consistência das fezes, acompanhado dos sinais e sintomas relatados no texto, procure um médico.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest