Você dorme bem? A importância do sono para a saúde

angelica sono


Por Angelica Banhara
Jornalista, palestrante e consultora apaixonada por fitness e vida saudável. 

Dormir a noite toda não significa dormir bem. Acordar cansado é sinal de que seu sono foi superficial ou não foi reparador. 

Passamos cerca de um terço da nossa vida dormindo — e não por acaso. É nesse momento que nosso organismo recupera as energias, produz hormônios importantíssimos e que nosso cérebro assimila as informações e organiza a memória. Diante da falta de sono ou de um sono de má qualidade nosso organismo manda recado na forma de aumento do estresse, irritabilidade, falta de atenção, queda de libido, ganho de peso e baixa da imunidade. 


Durante o sono restaurador, de qualidade, há aumento da capacidade cerebral, retenção de aprendizado, fortalecimento da memória, regeneração muscular e produção de hormônios essenciais como a leptina (que controla a sensação de saciedade), o GH (hormônio do crescimento, que estimula a queima de gordura e o ganho de músculos) e a serotonina (responsável pela sensação de bem-estar)

Segundo os especialistas, algumas medidas simples podem melhorar, e muito, a qualidade de sua noite. Veja abaixo:

  • Estipule um horário regular para dormir e acordar (inclusive no fim de semana).

  • Mantenha o quarto o mais escuro possível. Cubra inclusive as mini lâmpadas de computador, TV a cabo e ar condicionado.

  • Duas horas antes de dormir evite contato com dispositivos eletrônicos (computador, tablet e celular). A luz azul do celular e de outros dispositivos superestimula o cérebro. A partir das 21 horas, ative o “night shift” do celular, que troca a luz azul pela amarelada. Existem aplicativos com essa função.

  • Antes de dormir evite assistir a filmes e séries violentos, de terror ou agitados. Evite também ouvir música alta (nada de rock pesado).

  • Tire a TV do quarto: deixe a cama para dormir e namorar.

  • Evite comer demais no jantar e procure fazer a última refeição duas horas antes de se deitar. Evite pratos pesados (carnes muito temperadas e comidas gordurosas, por exemplo).
  • Evite café e cafeína (chá mate, preto e refrigerantes à base de cola) depois das 14 horas.

  • Não exagere nas bebidas alcoólicas. Você dorme rápido, mas permanece o tempo todo na fase inicial do sono: nem o cérebro nem o corpo descansam.

Esse tipo de protocolo para um sono de qualidade tem o nome de Higiene do Sono, e deve fazer parte do nosso dia a dia como escovar os dentes.

Para completar: fazer atividade física regularmente é muito importante para dormir bem. Mas dê preferência ao período da manhã, principalmente para a atividade aeróbica.

Meditar (à noite ou a qualquer hora do dia) ajuda a manter o stress sob controle, diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono.

Caso essas medidas não sejam suficientes para melhorar o seu sono, existem produtos manipulados de origem natural que podem ajudar nesse processo, pois são voltados especificamente para a qualidade do sono. À base de óleos essenciais, esses produtos são indicados para diminuir os sintomas do estresse – como agitação, ansiedade, irritabilidade e insônia – e aumentar o bem-estar. Os ativos, 100% naturais, atuam como modulador das atividades de neurotransmissores excitatórios, promovendo relaxamento e equilíbrio emocional. As vantagens: não têm efeitos colaterais e não causam dependência.

Entre as opções encontradas nas farmácias de manipulação estão os produtos com aplicação em spray nasal, forma que traz resultados rápidos e eficazes, sem causar dependência e com segurança para uso contínuo — diferentemente de outros medicamentos para dormir. Converse com o seu médico!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest