O valor das fibras para a sua saúde

EUMM_post_fibras

Fibra alimentar é um termo amplo que se refere a uma grande variedade de compostos que têm um papel importante para o pleno funcionamento do nosso organismo. Elas ajudam a prevenir problemas e regulam o funcionamento do corpo, mas mais que isso, as fibras também auxiliam a redução do peso, melhoram o viço da pele e facilitam a digestão. Ganhando cada vez mais destaque por atuarem no controle de doenças, elas são fáceis de serem encontradas em alimentos in-natura e merecem lugar de destaque na sua dieta.

Ao nos alimentarmos ingerimos as fibras, células vegetais que não conseguimos digerir, que são divididas em dois grupos, as solúveis, que formam uma espécie de gel quando misturadas com água, contribuindo para a eliminação de gordura, e as não solúveis, que atuam aumentando o volume das fezes e acelerando o trânsito intestinal. Dentre os benefícios que elas nos proporcionam podemos citar o bom funcionamento intestinal, a sensação de saciedade, redução do colesterol e o controle da glicemia.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que os adultos ingiram de 25 a 35 gramas de fibras por dia. Para isso é preciso incluir nas refeições alimentos como frutas, quando possível com casca e bagaço, legumes e verduras frescos e cereais integrais, como aveia, linhaça e nozes. Outras dicas importantes são: alie o consumo de fibras à ingestão de bastante água, monte pratos coloridos com uma boa variedade de alimentos e pratique atividades físicas com regularidade para desfrutar de todos os benefícios que elas podem proporcionar à saúde.

Vale ressaltar que cada pessoa tem uma necessidade diferente, por isso, é importante consultar um nutricionista que proponha uma dieta específica para você, assim como as formulações manipuladas, que têm prescrições individualizadas, conferindo mais assertividade no seu tratamento. Consulte um profissional de sua confiança e, se for necessária a utilização de um suplemento, peça por um manipulado na dose certa para sua saúde!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest