Entenda a importância do check up anual

EUMM_post_checkup_anual

Com a correria do dia a dia, a necessidade de fazer cada vez mais coisas em um curto espaço de tempo e uma rotina atribulada para cumprir, muitos se descuidam da saúde e adiam cuidados que deveriam ser realizados com frequência, ignorando sinais que podem indicar algo errado com o corpo. O check up anual é um destes cuidados que são postergados, algumas vezes por esquecimento, outras por desconhecimento da importância preventiva dessa avaliação médica.

Uma boa época para realizar o check up é logo no início do ano, quando estamos mais dispostos a começar novos projetos, fazemos planos e tendemos a nos organizar melhor. O ideal é fazer esse tipo de avaliação a partir dos 30 anos, levando em consideração o sexo, hábitos, características e antecedentes, pois é normalmente nesta faixa etária que o organismo dá os primeiros sinais de desgaste. Trata-se de uma junção de exames que irão verificar amplamente como está a sua saúde e que podem revelar uma doença em estágio inicial, o que aumenta muito as chances de cura.

A bateria de exames é capaz de detectar problemas mesmo que os sintomas ainda não tenham aparecido. O check up deve ser realizado preferencialmente na mesma época do ano sem mudanças na rotina para que não haja alterações nos resultados dos exames. Primeiro é realizada uma consulta com um clínico geral, que irá realizar uma breve avaliação clínica e solicitar a sequência de exames necessários. Com os pedidos em mãos, o melhor é realizá-los o quanto antes. São solicitados usualmente exame de sangue, fezes, urina, eletrocardiograma, entre outros. Finalizada essa etapa, o médico irá analisar os resultados e, se necessário, indicar o tratamento adequado à doença detectada.

Os profissionais chamam a atenção para a importância dessa rotina médica. Saúde e bem-estar são o resultado de uma vida equilibrada e harmoniosa. Por isso é essencial cultivar bons hábitos, que, aliados ao check up, garantem resistência e disposição, física e mental. Marque uma consulta, faça uma avalição e tenha uma vida leve.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest