Caminhada: um exercício completo!

EUMM_post_caminhada

Coloque um bom tênis, uma roupa leve, não esqueça a garrafinha de água, se quiser escolha uma playlist legal para animar e vamos caminhar! Mas nem precisa de tudo isso, caso você não tenha tempo para se dedicar a uma caminhada contínua, movimentar-se durante o dia já é válido para evitar o sedentarismo. O importante é manter-se ativo. A caminhada é algo natural, todo mundo pode praticar e ela oferece uma série de vantagens à saúde.

Para quem está começando a fazer atividade física e tem como objetivo ser uma pessoa mais ativa, a caminhada leve é uma boa opção. Basta escolher se prefere encarar a esteira, que oferece um terreno regular, ou se prefere andar pelas ruas apreciando a paisagem e aí tomar a iniciativa para começar. Os benefícios vêm com o tempo.

Um estudo publicado em 2013 no periódico Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology, que pertence à Associação Americana do Coração, revelou que caminhar diminui os níveis de colesterol no sangue, ajuda no controle da pressão arterial e na redução do risco de diabetes e doença coronária, tanto quanto correr. Outra pesquisa, esta de 2012, revelou que caminhar mais ao longo do dia reduz em até 30% o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Os resultados foram obtidos pelo estudo feito na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e foram publicados no periódico Diabetes Care.

E não para por aí. Caminhar melhora a circulação sanguínea, consequentemente reduz o inchaço nas pernas e tornozelos, além de ser um ótimo exercício, ajuda no combate à obesidade e na manutenção do peso.

É possível ainda aliviar dores com a prática dessa atividade, uma vez que caminhar proporciona o relaxamento dos músculos e contribui para a melhora da postura corporal. De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Tel Aviv, em Israel, no periódico Clinical Rehabilitation, em 2012, caminhar durante vinte a quarenta minutos, por um período de seis semanas, foi tão eficaz quanto sessões de fisioterapia na redução das dores nas costas.

Um exercício completo que oferece menos impacto para as articulações, fortalece a maior parte dos músculos do corpo e ainda beneficia a mente, ajudando a aliviar a ansiedade e o estresse. Outro estudo canadense, publicado no British Journal of Sports Medicine, aponta que caminhar por três horas semanais pode evitar demência.

E aí? Gostou de saber que o simples ato de caminhar pode ser tão benéfico a ponto de contribuir na prevenção e controle de diversas doenças? Para colaborar com a sua rotina diária de cuidados com a saúde, consulte seu médico de confiança e saiba como usufruir dos medicamentos manipulados como forma de suplementação, eles podem ajudar a melhorar seu desempenho físico, fortalecer sua imunidade e muito mais. Sempre com uma prescrição individualizada!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest