Como saber se o suplemento será pego no doping?

Eumm_dopping_blog_post

O que é Doping?

O termo doping é amplamente utilizado por organizações que regulam competições esportivas. Nesses esportes, o doping é o uso de drogas proibidas para melhorar o desempenho desses atletas. 

O pai dos esteroides anabolizantes nos Estados Unidos foi John Ziegler (1917–1983), médico da equipe americana de levantamento de peso em meados do século XX. Em 1954, em viagem com sua equipe para o campeonato mundial em Viena na Áustria, Ziegler aprendeu com um colega russo que o sucesso da equipe de levantamento de peso era devido ao uso da testosterona melhorar o desempenho. Decidindo que os atletas dos EUA precisavam de assistência química para se manterem competitivos, Ziegler trabalhou com a CIBA Pharmaceutical Company para desenvolver um anabolizante esteroide que poderia ser administrado por via oral. Isto resultou na criação de metandrostenolona, que apareceu no mercado em 1960. 

O uso de drogas para melhorar o desempenho é considerado antiético e, portanto, proibido pela maioria das organizações esportivas internacionais, incluindo o Comitê Olímpico Internacional. 

Opções para melhora da performance

A prática de atividade física tem crescido a cada dia, objetivando uma melhor qualidade de vida e longevidade. Diante disso, as pessoas estão cada vez mais em busca de soluções eficientes para melhora de performance de forma individualizada. Essa performance pode ser traduzida como capacidade de treino e é definida pela habilidade de sincronizar interações entre sistema cardiovascular, respiratório, músculo esquelético e nervoso, gerando produção de energia. A produção de energia está relacionada a dois fatores: intensidade e tempo de duração do exercício, que por sua vez vão determinar o tipo de via metabólica que será usada para a demanda gerada.

Existem suplementos manipulados e naturais capazes de melhorar a performance. Produtos que auxiliam na irrigação sanguínea, possibilitando a melhora de performance sem exigir grandes esforços do coração, contribuindo para a manutenção do funcionamento adequado do sistema cardiovascular durante e logo após a atividade física. Por terem origem natural, seus compostos não são acusados nos exames anti-doping.

Quais substâncias são consideradas doping?

As substâncias mais usadas são os agentes androgênicos, como os esteroides anabolizantes. Esteroides androgênicos anabólicos (EAA) são usados terapeuticamente na medicina para induzir o crescimento ósseo, estimular o apetite, induzir a puberdade masculina e tratar condições de desgaste crônico, como câncer e AIDS. Os esteroides anabolizantes também aumentam a massa muscular e a força física e, portanto, são usados em esportes e musculação para aumentar a força ou o físico. 

Os efeitos colaterais mais conhecidos incluem alterações prejudiciais nos níveis de colesterol (aumento de LDL e redução do HDL), acne, pressão alta e danos ao fígado. Alguns destes efeitos podem ser atenuados utilizando medicamentos suplementares. Outros efeitos colaterais incluem calvície e baixa contagem de espermatozoides para homens, e aumento de pêlos faciais e vozes profundas para as mulheres.

Os estimulantes, outra classe de substâncias muito utilizada, tornam os atletas mais alertas e podem superar os efeitos da fadiga aumentando a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo. Mas eles são considerados viciantes e, em casos extremos, podem levar à insuficiência cardíaca. 

Os diuréticos são usados para remover fluidos do corpo, esconder o uso de outras drogas ou, em esportes como boxe e corrida de cavalos, ajudar os competidores a “eliminar peso”.

Um grande escândalo de drogas no Tour de France ( a competição anual ciclismo de estrada mais antiga e prestigiada realizada na França) de 1998 ressaltou a necessidade de uma agência internacional independente para estabelecer padrões no trabalho antidoping. Em janeiro de 2013, o ciclista americano aposentado Lance Armstrong admitiu doping em uma entrevista com Oprah Winfrey, e foi destituído de suas sete vitórias no Tour de France e banido do esporte por toda a vida. A Agência Mundial Antidoping (WADA) foi criada em 1999 como uma agência internacional independente, composta e financiada igualmente pelo movimento esportivo e pelos governos do mundo. Suas principais atividades incluem pesquisa científica, educação, desenvolvimento de capacidades antidoping e monitoramento do Código Mundial Antidoping (Código) – o documento que harmoniza as políticas antidoping em todos os esportes e em todos os países. A WADA ainda disponibiliza uma lista de substâncias que são consideradas proibidas em qualquer tipo de competição esportiva.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest